Scotoni & Galvão | Toomorrow Branding
top of page

SOBRE O NEGÓCIO

O escritório de advocacia LGALVÃO, com 9 anos de existência, decidiu realizar uma fusão com o SCOTONI Advogados, especializado em uma área na qual não atuavam. Essa decisão representou um marco crucial em sua jornada, indicando uma fase de transformação e expansão estratégica do negócio.

Fomos acionados para ajudá-los com a estratégica de branding neste momento de transformação.

capa-site2.png

DESAFIOS

 

Acompanhar o novo plano de expansão do negócio:
 

  • Gerir a fusão entre dois escritórios de advocacia: LGALVÃO e SCOTONI Advogados.
     

  • Reforçar as crenças em comum dos sócios, Luiza e Francesco.
     

  • Integrar as culturas e times envolvidos.
     

  • Compreender com maior profundidade as necessidades e desejos dos públicos de interesse, considerando o cenário atual com um portfólio de atuação mais amplo.
     

  • Definir o nome, posicionamento e expressões visuais/verbais para este novo momento da marca.
     

O principal desafio naquele momento era compreender as forças de cada escritório e estabelecer o posicionamento estratégico da nova marca.

DIAGNÓSTICO

Nosso processo revelou insights importantes:
 

  • Os dois sócios acreditavam nos valores progressistas, com muitas atitudes focadas na igualdade & diversidade, "a justiça deve ser acessível a todos."
     

  • Os principais players do mercado se ancoravam em benefícios funcionais e pouco externalizavam suas forças;
     

  • Os clientes de ambos os escritórios destacaram algumas forças comuns; mais de 76% dos clientes atuais percebiam e se identificavam com os valores dos advogados.

DIAG.png

1ª ESTRATÉGIA

Posicionamento da marca

As pesquisas e diagnósticos apontaram que podemos ser um escritório focado em solucionar os problemas relacionados com a vida cotidiana das pessoas e não das empresas. Além dos valores citados anteriormente que devem ser explorados.

 

"A nossa marca sempre foi engajada com as causas das minorias sociais"

 

  • Mulheres que sofrem assédios, grávidas que são demitidas, comunidade LGBTQI+ que sofre preconceito no ambiente de trabalho;
     

  • Casos de doenças que as pessoas foram demitidas… entre outras casos igualmente relevantes.

image_edited.jpg
lu_edited.jpg

"Nós podemos representar esse grupo da sociedade, a ponto desse grupo nos enxergar como uma ponte, um apoio que [joga junto] e pode ajudar a causa deles."

 

Há um white space a ser preenchido e nós reunimos virtudes para ocupar esse espaço. Nossa investigação demonstrou que nenhuma marca desse porte, na região, está se apropriando dessa causa aqui no Brasil. 

 

"Muito mais do que um escritório de advocacia comum, nós jogamos juntos quando o assunto é a vida das pessoas e suas relações com as empresas e a sociedade."

Diferenciais identificados hoje:

  • Temos uma CEO mulher;

  • 80% dos colaboradores são mulheres;

  • Sócios ativistas/praticantes;

2ª ESTRATÉGIA

Expressões visuais
e verbais

O resultado foi um redesign coerente e objetivo, que uniu os dois nomes e apresentou um padrão visual bastante distinto em comparação com o mercado analisado. Além disso, houve uma adaptação das expressões verbais, tornando-as mais leves, menos técnicas e com palavras identificadas nas pesquisas qualitativas com clientes. “Eles jogam junto mesmo"

 

NOME

Optamos por uma simples junção dos sobrenomes, considerando as muitas regras já existentes no mercado. A escolha do nome "SCOTONI" em primeiro lugar se deu pelo fato de que a pesquisa identificou "22 marcas com o nome GALVÃO, seja como primário ou secundário".

 

SÍMBOLO
Escolhemos um símbolo simples para representar a união entre os dois escritórios, as "mãos dadas" com as pessoas/clientes durante o "jogo". Essas palavras e termos foram amplamente repetidos nas pesquisas.

 

CORES
Após uma análise cromática do mercado e da plataforma da marca, concluímos que poderíamos usar o verde escuro como cor primária e o bege como cor secundária. O verde, por ser uma escolha menos comum, representa esperança, enquanto o bege representa proximidade e humanidade.

IMPACTOS ATÉ O MOMENTO
 

  • ÁREA DE PESSOAS
    Fortalecimento da cultura, engajamento dos colaboradores, melhoria na comunicação interna e plano de ação para treinamento/desenvolvimento desta área;

     

  • MARKETING & COMUNICAÇÃO
    Clareza para desenvolver o plano, facilidade para ativar os canais junto aos terceiros, mensagem mais consistente nos pontos de contato e foco na construção de atributos mais relevante para construção da nova imagem;

     

  • NOVOS NEGÓCIOS
    Maior conexão e atração dos públicos de interesse, clareza nas ofertas, CAC menor e LTV maior a partir do primeiro bimestre;

image.png

Muito além de um novo logo, a projeção da nova marca traz uma nova visão e conexão com as pessoas.

 

“Somos um escritório progressista que acredita firmemente na igualdade, diversidade e inclusão. Nossa equipe é composta principalmente por mulheres altamente capacitadas, corajosas e comprometidas em promover a justiça no Brasil."

bottom of page