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Colchão pra vida toda.

Sobre o negócio

A Portobel é uma marca do Grupo Porto Velho que existe há 12 anos, a empresa estava buscando rejuvenescer a sua marca para acompanhar o novo plano de expansão do negócio: nova fábrica, novos produtos e novos públicos dentro da sua cadeia de atuação.

Uma empresa familiar que está na segunda geração e precisou parar para cuidar da marca, segundo eles, o negócio que mais cresceu dentro do grupo nos últimos anos e a marca não estava acompanhando.

Setor: indústria
Segmento: fabricante de colchões


O que fizemos
Pesquisa/diagnóstico
Estratégia da marca
Expressões visuais/verbais
- Novo universo visual e verbal

Ativação da marca (em andamento)
Gestão da marca (em andamento)

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Desafios naquele momento (2022)

> Acompanhar o novo plano de expansão do negócio: nova fábrica, novos produtos e novos públicos dentro da sua cadeia de atuação;

> Validar e valorizar os diferenciais das novas linhas de produtos;

> A marca estava com dificuldade para se comunicar com novo perfil de pessoas e estava buscando entender às suas necessidades;
 

> Os colaboradores estavam desalinhados com os valores da empresa, crenças muito fortes do seu fundador e família.

O que fizemos

Diagnóstico de marca

- diagnóstico de marca

- análise do mercado

- análise da concorrência;

Estratégias de marca

1) Novo posicionamento;

Expressões visuais e verbais

2) Redesign da marca;

3) Novo universo visual;

4) Novo universo verbal;

Ativação da marca

– plano de transição da nova marca;

Estratégias 

1) Deixar de ser uma marca funcional com foco apenas no produto, para projetar uma marca emocional com foco nas pessoas: "Uma marca que levanta da cama todos os dias para proporcionar momentos de bem-estar na vida das famílias."

Ancorar a marca nesse primeiro momento em um atributo funcional de durabilidade + atributo emocional, reforçando o ponto de vista da marca sobre a vida das pessoas, sua relação com o sono em geral que vai muito além de um colchão.

Após as pesquisas, identificamos que

o atributo “durável” era muito presente em um grande grupo de pessoas, caso curioso que podemos apresentar ao vivo em detalhes.

2) Para as expressões visuais, preservamos as ondas do antigo logotipo que representavam o “conforto”, nos apropriamos de um paleta de cores orientada para os momentos do dia e o resultado foi uma assinatura mais leve, humana e fluída.

Soluções estratégicas

3) Criamos grafismos que representam o novo momento que projetamos para marca: 

“proximidade, relacionamento, abraço do colchão e ciclo pra vida”

4) Criamos ilustrações e revisamos a forma de comunicar os diferenciais dos produtos, com objetivo de tornar mais leve e prática a leitura de textos densos/técnicos.

Por exemplo:

“As nossas molas não fazem “nhec-nhec”

5) Passamos a investir em iniciativas de educação do mercado com relação à escolha dos colchões, já que as pesquisas apontaram que as pessoas sentiam-se perdidas durante a decisão de compra.

6) Melhoramos o processo de logística reversa, incluindo doações e até mesmo um insight para um novo produto com os “restos dos materiais”.

Uma nova marca, novo momento do negócio
Muito mais que um novo logotipo

Muito além de um novo logo, a projeção da nova marca traz uma nova visão:

Deixar de ser uma marca funcional com foco apenas no produto, para projetar uma marca emocional 
com foco nas pessoas: "Uma marca que levanta da cama todos os dias para proporcionar momentos de bem-estar na vida das famílias."

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