top of page

SOBRE O NEGÓCIO

A Bunzl Saúde agora se chama Labor Health Supply.
Sua gestora inteligente de suprimentos em saúde. 

 

Uma empresa que pertence a Bunzl, um grupo internacional fundado em Londres em 1854.


O Bunzl Group está presente em 33 países no mundo, com mais de 24 mil colaboradores e são responsáveis por gerar mais de 14,9 bilhões de dólares em receita com soluções de distribuição para vários segmentos. Na última década o grupo adquiriu diversas  marcas na América Latina, foram mais de 200 aquisições desde 2014.

OOH_poster_Street_001.jpg

A Bunzl Saúde agora se chama Labor Health Supply.

DESAFIOS 

 

Acompanhar o novo plano de expansão do negócio:
 

  • Organizar a estrutura de marcas adquiridas, seu portfólio de marcas próprias e terceiras, para acompanhar a rápida e orgânica evolução do plano na divisão de saúde. 
     

  • Entender as forças culturais em cada marca adquirida;
     

  • Integrar as culturas e times envolvidos.
     

  • Compreender com maior profundidade as necessidades e desejos dos públicos de interesse, considerando o cenário atual com um portfólio de atuação mais amplo.
     

  • Definir o nome, posicionamento e expressões visuais/verbais para este novo momento da marca.
     

Como em todo ecossistema de fusões e aquisições, o desafio de fazer a estrutura de marcas acompanhar a rápida e orgânica evolução do plano entre os negócios envolvidos na divisão de saúde.

DIAGNÓSTICO RESUMIDO
 

  • Identificamos desalinhamento expressivo entre a marca corporativa, de produto, de linha, etc., bem como a explicação e associação de cada uma dessas marcas. Junto aos demais insights, a principal deficiência reside na falta de protocolização estratégica do sistema de marca, uma vez que houve um desenvolvimento orgânico das aquisições em relação à presença de mercado.
     

  • Notamos uma grande disparidade no e-NPS entre as unidades de estados diferentes, o que chamou a atenção. Existe um clima diferente em cada uma das duas unidades. 
     

  • Após estudos de mercado, entendemos que ter preço, prazo, agilidade e variedade são requisitos básicos da categoria como “fornecedora de suprimentos”, o que minimamente precisa ser garantido, mas que dificilmente ajuda a construir marca, por serem funcionais na relação com o mundo lá fora. É possível se apropriar de novos territórios* para construir valor! * Componentes estratégicos 
     

  • A Bunzl Saúde apresentou uma leve esquizofrenia de marca devido à transmissão de muitas mensagens divergentes. Esta inconsistência estava prejudicando a percepção da marca e a construção de uma identidade sólida. 
     

  • Duas marcas adquiridas passaram a estampar a marca de diversos produtos, mas não endossaram posicionamento para produto, trazendo à tona uma visão esquizofrênica do que seria, hoje, uma marca de linhas de produtos, mas com esforços e correntes que seguem entendendo como marca corporativa.
     

  • O mercado, na sua maioria, se ancora nos benefícios e atributos funcionais; por isso, são marcas mais frias, orientadas para os produtos.

Principais pontos analisados dentro deste processo

labor-bunzl.png

1ª ESTRATÉGIA

Arquitetura e Posicionamento da marca

O processo de pesquisas mensurou a força de cada uma das marcas corporativas e se somou ao cruzamento de estudos e análises de players, pessoas de valor e o próprio plano de negócios, traduzindo e direcionando a definição da nova estratégia de marca e posicionamento, que orientaram o novo nome da marca e as expressões visuais e verbais.

Nesse caso, Bunzl passa a endossar o novo nome da empresa - Labor Health Supply (adaptação de uma das antigas marcas), reposicionado como uma gestora inteligente de suprimentos para saúde > Uma marca que COLABORA PARA VIDA dos pacientes.

Magazine_Mockup_A4_Brochure_2.jpg
image.png
image.png

Colaborar para a vida não é apenas um slogan, é a razão de existir da marca que foi revelado durante o processo.

"Durante todos estes anos de história, impactamos e salvamos muitas vidas. No entanto, reconhecemos que chegou o momento de colaborar para a vida de maneira ainda mais significativa: valorizando quem mais importa, nossos pacientes. Reafirmando o nosso compromisso com a saúde."

2ª ESTRATÉGIA

Expressões visuais
e verbais

O resultado foram novas expressões orientadas pela plataforma de marca construída e projetada.

 

NOME

Após todas as definições estratégicas, a decisão foi reviver, adaptar e ressignificar a antiga marca Labor Import, empresa adquirida pelo Grupo Bunzl em 2013.

 

O nome apareceu nas pesquisas com uma grande força cultural, mas hoje, o negocio não era mais uma focada no mercado diagnóstico.


Ressignificado do nome Labor? 

A palavra “LABOR” tem significados em inglês e latim. Em inglês, “labor” representa trabalho ou esforço físico e/ou mental em direção a um objetivo. Pode ser usado como substantivo, referindo-se ao ato de trabalhar, ou como verbo, indicando a ação de trabalhar.
 

"Nosso nome reflete nossa filosofia de colaboração e ação em prol dos pacientes."

 

CORES
Após análises diversas internas e de mercado, por exemplo análise cromática dos players, definimos criar uma nova paleta para esse novo momento respeitando a trajetória de ambas as marcas.

 

Decidimos preservar o verde e o azul marinho BUNZL e acrescentamos duas novas cores para compor o universo visual da nova marca: 

1. LABOR BLUE, cor prioritária da marca

2. COLABORATE ROSE, uma cor de apoio mais humana com objetivo de reforçar o propósito revelado da marca.

ELEMENTO GRÁFICO DE APOIO
A “elipse” foi uma herança da antiga Labor Import, uma evolução do símbolo anterior para esse novo momento da marca. (Diretor de Criação Rodrigo Anjuleto)

IMPACTOS ATÉ O MOMENTO
 

  • ÁREA DE PESSOAS
    Fortalecimento da cultura, engajamento dos colaboradores, melhoria na comunicação interna e plano de ação para treinamento/desenvolvimento desta área;

     

  • MARKETING & COMUNICAÇÃO
    Clareza para desenvolver o plano, facilidade para ativar os canais junto aos terceiros, mensagem mais consistente nos pontos de contato e foco na construção de atributos mais relevante para construção da nova imagem;

     

  • NOVOS NEGÓCIOS
    Maior conexão e atração dos públicos de interesse, clareza nas ofertas, CAC menor e LTV maior a partir do lançamento da marca na feira hospitalar.

antes-e-depois.png

Muito além de um novo logo, a projeção da nova marca traz uma nova visão e conexão com as pessoas.

 

“Colaborar com a gestão inteligente de suprimentos em saúde é a nossa vocação pra te ajudar a garantir o cuidado de tantas vidas. Porque cada paciente é único e sabemos que seu bem-estar é o que mais importa para todos nós."

dia 1 bunzl.jpeg
dia 1 bunzll .jpeg

Alguns exemplos de ações de ativação da marca

Evento de lançamento da nova marca realizado em 2023, para os colaboradores da unidade de São Paulo.

image.png
bottom of page