Construímos relações para
transformar gerações.
Sobre o negócio
O Colégio Pentágono nasceu em 1962 na região do grande ABC Paulista, originalmente como uma escola de química. Durante a sua jornada de evolução, o colégio passou por vários fases de transformação e hoje atua na etapa básica do conhecimento: educação infantil, fundamental até o ensino médio.
Além da marca do Colégio, o grupo também conta com outras duas marcas: Pentágono Técnico e Pentágono Faculdade.
Setor: serviço
Segmento: educação
O que fizemos
> Diagnóstico
> Estratégia da marca
> Expressões visuais e verbais
> Plano de ativação da marca
> Facilitação do 1º evento interno de “virada de chave” da nova marca
> Gestão da marca*
*até o momento
Desafios naquele momento (2021)
A segunda geração da família assumiu empresa e com isso, muitas evoluções aconteceram. A marca não estava mais acompanhando e fomos chamados para cuidar da marca nesse momento de transformação.
> Valorizar os diferenciais do Colégio, por exemplo seu projeto pedagógico contemporâneo;
> A marca estava com dificuldade para se comunicar com o seu público atual e principalmente com novos grupos desejados;
> Construir um plano de comunicação e relacionamento com todos os stakeholders;
Durante esses 62 anos, o Pentágono já formou mais de 100.000 alunos juntando todas as etapas de ensino que a marca oferece.
Diagnóstico
Após ouvir todos os stakeholders: sócios, mantenedores, diretoria, colaboradores, alunos, famílias, além da análise de mercado, identificamos que a marca precisava passar por uma evolução em todos os sentidos: organizar e construir uma nova plataforma para sua marca.
Algumas validações:
> O nome têm força, a marca é reconhecida pelos consumidores. O problema não é o "Brand Awareness”;
> A marca não é considerada por um perfil de público que desejamos atingir;
> Uma % das pessoas, público citado acima, não sabia que o colégio oferecia algumas etapas de ensino, exemplo infantil;
> Uma % das pessoas não “enxerga” os diferenciais que foram citados como importantes por elas;
Soluções
Com base nos cinco valores que a marca nunca abriu mão: cooperação, transparência, respeito, comprometimento e inovação. Construímos uma estratégia de marca forte, que resultou em uma plataforma completa com a ideia central de mostrar que o Colégio sempre focou na construção de relações, uma conexão mais profunda com as pessoas, que exige tempo e dedicação.
Esse achado da pesquisa, inspirou o slogan que vai acompanhar esse novo momento da marca: “Construímos relações para transformar gerações”. O Colégio Pentágono demonstrou uma força muita grande dentro das famílias: "estudar no Pentágono realmente transformou a vida de várias gerações”.
Soluções
Tudo foi pensado para modernizar a marca, com muito cuidado e respeito ao passado. O símbolo anterior foi declinado e utilizado de forma estratégica na história da marca.
Como resultado, construímos um novo universo visual reforçando os cinco valores da marca através de um conjunto de linguagem mais moderna e conectada com todas as pessoas que fazem parte da nossa história.
O estilo fotográfico foi definido estrategicamente para a reforçar a “construção das relações entre os alunos, familiares e a comunidade Pentágono.
Impactos até esse momento (2022)
> A nova imagem da marca resultou em percepção positiva e clareza sobre nossos diferenciais;
> A primeira campanha após a nova marca, demonstrou um crescimento de 14% com relação ao período anterior. Obviamente, outros esforços além do branding contribuíram para esse resultado em conjunto entre marca e performance.