Colégio Pentágono | Toomorrow Branding
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Construímos relações para
transformar gerações.

Sobre o negócio
O Colégio Pentágono nasceu em 1962 na região do grande ABC 
Paulista, originalmente como uma escola de química. Durante a sua jornada de evolução, o colégio passou por vários fases de transformação e hoje atua na etapa básica do conhecimento: educação infantil, fundamental até o ensino médio.

Além da marca do Colégio, o grupo também conta com outras duas marcas: Pentágono Técnico e Pentágono Faculdade. 

Setor: serviço
Segmento: educação

O que fizemos

> Diagnóstico

> Estratégia da marca

> Expressões visuais e verbais

> Plano de ativação da marca

> Facilitação do 1º evento interno de ​“virada de chave” da nova marca

> Gestão da marca*

*até o momento

Desafios naquele momento (2021)

A segunda geração da família assumiu empresa e com isso, muitas evoluções aconteceram. A marca não estava mais acompanhando e fomos chamados para cuidar da marca nesse momento de transformação.

> Valorizar os diferenciais do Colégio, por exemplo seu projeto pedagógico contemporâneo;


> A marca estava com dificuldade para se comunicar com o seu público atual e principalmente com novos grupos desejados;

> Construir um plano de comunicação e relacionamento com todos os stakeholders;

Durante esses 62 anos, o Pentágono já formou mais de 100.000 alunos juntando todas as etapas de ensino que a marca oferece.

Diagnóstico

Após ouvir todos os stakeholders: sócios, mantenedores, diretoria, colaboradores, alunos, famílias, além da análise de mercado, identificamos que a marca precisava passar por uma evolução em todos os sentidos: organizar e construir uma nova plataforma para sua marca.

Algumas validações:

> O nome têm força, a marca é reconhecida pelos consumidores.  O problema não é o "Brand Awareness”;

> A marca não é considerada por um perfil de público que desejamos atingir;

> Uma % das pessoas, público citado acima, não sabia que o colégio oferecia algumas etapas de ensino, exemplo infantil;

> Uma % das pessoas não “enxerga” os diferenciais que foram citados como importantes por elas;

Soluções

Com base nos cinco valores que a marca nunca abriu mão: cooperação, transparência, respeito, comprometimento e inovação. Construímos uma estratégia de marca forte, que resultou em uma plataforma completa com a ideia central de mostrar que o Colégio sempre focou na construção de relações, uma conexão mais profunda com as pessoas, que exige tempo e dedicação.

Esse achado da pesquisa, inspirou o slogan que vai acompanhar esse novo momento da marca: “Construímos relações para transformar gerações”. O Colégio Pentágono demonstrou uma força muita grande dentro das famílias: "estudar no Pentágono realmente transformou a vida de várias gerações”.

Soluções 

Tudo foi pensado para modernizar a marca, com muito cuidado e respeito ao passado. O símbolo anterior foi declinado e utilizado de forma estratégica na história da marca.

 

Como resultado, construímos um novo universo visual reforçando os cinco valores da marca através de um conjunto de linguagem mais moderna e conectada com todas as pessoas que fazem parte da nossa história. 

O estilo fotográfico foi definido estrategicamente para a reforçar a “construção das relações entre os alunos, familiares e a comunidade Pentágono.

Impactos até esse momento (2022)

> A nova imagem da marca resultou em percepção positiva e clareza sobre nossos diferenciais;

> A primeira campanha após a nova marca, demonstrou um crescimento de 14% com relação ao período anterior. Obviamente, outros esforços além do branding contribuíram para esse resultado em conjunto entre marca e performance.

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Conrado Buissa
Gestor de marketing

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Muito mais que um novo logo, a evolução da marca revela a verdade única existente na história desse Colégio:

​“Construímos relações para transformar gerações"

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