Abratene | Toomorrow Branding
top of page
capacase_abratene.png

Uma marca que nasce para unir, regular e valorizar o mercado de energia corporativa no Brasil.

Sobre o negócio
A Abratene é resultado da união de diversas empresas de nobreaks e estabilizadores espalhadas por todo o Brasil, que têm o propósito de unir, regular e valorizar esse segmento de serviços dominado pela grande indústria e as grandes fabricantes nacionais e internacionais. 

Setor: serviços
Segmento: associação

O que fizemos

> Diagnóstico

> Estratégia da marca

> Expressões visuais e verbais

> Naming

> Plano de ativação da marca

> Gestão da marca*

*até o momento

Desafios naquele momento (2020)

O início da pandemia do coronavírus acelerou um desejo necessário antigo das empresas de nobreaks: formatar uma unidade para garantir as evoluções necessárias ao mercado.

> O cenário de incertezas acelerou a união de diversos players espalhados pelo Brasil;


> Havia um propósito muito claro na essência daquelas atitudes;

> O maior desafio era materializar o posicionamento da marca e expressar algo inédito no setor: a marca precisava conectar e direcionar o negócio

Desde a introdução dos nobreaks no Brasil até a profissionalização desse segmento, um espaço de mercado precisava ser ocupado.

Diagnóstico

A estruturação de uma marca, mesmo em um espaço inexistente, precisa de algumas validações que conectem o universo interno e quem fará acontecer, com o comportamento do mercado. Nesse caso, o desafio era estruturar uma marca que conseguisse conectar diversos players da cadeia a um único objetivo.

Algumas validações:

> Havia muita sinergia que conectava a essência e o propósito dos fundadores, ainda que de empresas e culturas diferentes;

> Seria algo inédito no setor;

> Sua fundação completamente remota e digital era uma das forças mais evidentes.

Soluções

As diversas pesquisas e estudos nos orientaram a construir uma estratégia de marca baseada em pilares funcionais, já que o lançamento da Associação também inauguraria um novo segmento no mercado em questão. 

 

Ainda assim, precisávamos encontrar significados que expressassem a essência do movimento e que também pudessem fazer sentido para todos os stakeholders que precisaríamos construir valor e reputação.

Soluções 

Aproveitando a própria essência digital/remota da fundação, adequamos o Método do Amanhã para apoiar os estudos e criação de significados construindo conjuntamente com as pessoas e cruzando com o comportamento das atitudes e comunicação do mercado de serviços administrativos e de energia corporativa.

Abratene é a sigla resultante de Associação Brasileira dos Representantes e Assistências Técnicas Especializadas em Nobreaks e Estabilizadores, que, descritivamente, assina a marca em uma primeira onda de ativação e introdução do posicionamento no mercado (unir, organizar e valorizar o mercado de nobreaks no Brasil), sendo a única marca que ocupa esses territórios de FACILITAÇÃO e MEDICAÇÃO para cumprir seu propósito.

Impactos até esse momento (2022)

> A nova marca direciona todas as atividades desde então, conseguindo contribuir com os objetivos do negócio;

A Abratene já soma mais de 20 associados pagantes em todo Brasil;

> Fez Collab com o Instituto Mauá de Tecnologia para a estreia do Abratene Conference, evento de conteúdo que tem gerado valor para o mercado;

> Eventos Abratene Conference já mobilizaram mais de 1000 espectadores entre empresas de serviços (gestores, técnicos), fabricantes e universidades.

andredelcid.jpg

André Del Cid
Presidente da Abratene

"A atuação da Toomorrow foi fundamental na viabilização da Associação e tem sido importante na Gestão da Marca, que costura todos os objetivos do negócio e dá consistência para nossas atitudes"

bottom of page