Uma marca que nasce para unir, regular e valorizar o mercado de energia corporativa no Brasil.
Sobre o negócio
A Abratene é resultado da união de diversas empresas de nobreaks e estabilizadores espalhadas por todo o Brasil, que têm o propósito de unir, regular e valorizar esse segmento de serviços dominado pela grande indústria e as grandes fabricantes nacionais e internacionais.
Setor: serviços
Segmento: associação
O que fizemos
> Diagnóstico
> Estratégia da marca
> Expressões visuais e verbais
> Naming
> Plano de ativação da marca
> Gestão da marca*
*até o momento
Desafios naquele momento (2020)
O início da pandemia do coronavírus acelerou um desejo necessário antigo das empresas de nobreaks: formatar uma unidade para garantir as evoluções necessárias ao mercado.
> O cenário de incertezas acelerou a união de diversos players espalhados pelo Brasil;
> Havia um propósito muito claro na essência daquelas atitudes;
> O maior desafio era materializar o posicionamento da marca e expressar algo inédito no setor: a marca precisava conectar e direcionar o negócio
Desde a introdução dos nobreaks no Brasil até a profissionalização desse segmento, um espaço de mercado precisava ser ocupado.
Diagnóstico
A estruturação de uma marca, mesmo em um espaço inexistente, precisa de algumas validações que conectem o universo interno e quem fará acontecer, com o comportamento do mercado. Nesse caso, o desafio era estruturar uma marca que conseguisse conectar diversos players da cadeia a um único objetivo.
Algumas validações:
> Havia muita sinergia que conectava a essência e o propósito dos fundadores, ainda que de empresas e culturas diferentes;
> Seria algo inédito no setor;
> Sua fundação completamente remota e digital era uma das forças mais evidentes.
Soluções
As diversas pesquisas e estudos nos orientaram a construir uma estratégia de marca baseada em pilares funcionais, já que o lançamento da Associação também inauguraria um novo segmento no mercado em questão.
Ainda assim, precisávamos encontrar significados que expressassem a essência do movimento e que também pudessem fazer sentido para todos os stakeholders que precisaríamos construir valor e reputação.
Soluções
Aproveitando a própria essência digital/remota da fundação, adequamos o Método do Amanhã para apoiar os estudos e criação de significados construindo conjuntamente com as pessoas e cruzando com o comportamento das atitudes e comunicação do mercado de serviços administrativos e de energia corporativa.
Abratene é a sigla resultante de Associação Brasileira dos Representantes e Assistências Técnicas Especializadas em Nobreaks e Estabilizadores, que, descritivamente, assina a marca em uma primeira onda de ativação e introdução do posicionamento no mercado (unir, organizar e valorizar o mercado de nobreaks no Brasil), sendo a única marca que ocupa esses territórios de FACILITAÇÃO e MEDICAÇÃO para cumprir seu propósito.
Impactos até esse momento (2022)
> A nova marca direciona todas as atividades desde então, conseguindo contribuir com os objetivos do negócio;
> A Abratene já soma mais de 20 associados pagantes em todo Brasil;
> Fez Collab com o Instituto Mauá de Tecnologia para a estreia do Abratene Conference, evento de conteúdo que tem gerado valor para o mercado;
> Eventos Abratene Conference já mobilizaram mais de 1000 espectadores entre empresas de serviços (gestores, técnicos), fabricantes e universidades.
André Del Cid
Presidente da Abratene
"A atuação da Toomorrow foi fundamental na viabilização da Associação e tem sido importante na Gestão da Marca, que costura todos os objetivos do negócio e dá consistência para nossas atitudes"