Essa é a reflexão/provocação que eu trouxe aqui hoje para vocês
É a segunda vez que eu escrevo aqui sobre esse tema que movimenta o nosso mercado. Eu vejo muitos profissionais opinando apenas sobre o visual do logo, mas esquecem de buscar/entender qual é o racional por trás dessa mudança. Quais são os objetivos do negócio que orientaram essa transformação do visual?
Eu não estou dizendo que o logo não é importante, mas do nosso ponto de vista, as expressões visuais de uma marca sempre são o resultado da definição estratégica. Pode ser que mude o logo, uma tagline, um detalhe da cor ou até mesmo apenas o seu tom de voz, que nesse caso já estamos falando das expressões verbais. (tema para outro artigo).
Vejam abaixo uma ilustração do nosso processo, para vocês entenderem a forma que pensamos:
A estratégia do negócio orientou a estratégia da marca, que nesse caso, resultou em uma nova identidade visual.
Veja só o ANTES E DEPOIS > "Antes estávamos associados a smartphones, mas agora somos uma empresa de tecnologia corporativa", disse o presidente-executivo Pekka Lundmark à Reuters às vésperas de uma apresentação da empresa antes do Mobile World Congress (MWC), que será realizado em Barcelona a partir da próxima segunda-feira e que vai até o dia 2 de março.
Perceberam como a mudança vai muito além do logo? Estamos falando de um novo posicionamento guiado por uma nova estratégia de negócio.
O que é um novo posicionamento? De forma simples e objetiva: o posicionamento de marca é o processo estratégico de definir como uma marca deve ser percebida e reconhecida pelos consumidores, ele é o principal componente da estratégia de uma marca.
Sem um posicionamento de marca claro, todos os esforços de marketing e comunicação podem ser perdidos ou frágeis. O principal objetivo é criar uma conexão emocional entre a marca e o consumidor, para criar lealdade e preferência.
O surgimento de “novos posicionamentos” estão diretamente relacionados com os novos objetivos de negócio das empresas. Antes de falarmos apenas sobre o logo, precisamos entender os desafios por trás do negócios, essa é a provocação que eu trouxe aqui hoje para vocês.
Quando começamos a falar sobre o negócio, as opiniões pessoais baseadas apenas nas cores e formas do logo ficam em segundo plano.
Eu fiz um vídeo rápido sobre esse mesmo tema de uma forma mais prática e resumida, se tiverem clique aqui para assistir > https://www.instagram.com/p/CpKv-TxAo-a/
Obrigadoo por ficar até aqui!
Grande abs
Comments